top of page

O que é Design de Interiores?

  • Elisama Zamberlan Costa
  • 8 de jul. de 2016
  • 3 min de leitura

O que é design de Interiores?

Sempre ouço muitas dúvidas a respeito dessa profissão, então quero aproveitar o Blog para poder esclarecê-las. O design de interiores é relativamente novo esse nome, antes era conhecido como decoração de ambientes, porém no design de interiores se tem muito mais função e responsabilidades do que na decoração. A decoração faz parte do Design. Em design se estuda as formas, funções, espaços, materiais, cores, linhas, texturas, padronagens, iluminação e ergonomia, nele soluciona problemas e atingi os objetivos traçados pelo designer (o profissional) no briefing do cliente.

Quais as diferenças entre designer de interiores, decorador? As competências do designer são bem abrangentes, vão além do que a de um decorador que fica com a parte estética do ambiente, como escolher a cor da parede, comprar móveis prontos e alocá-los nos espaços e ajudar na escolha dos objetos decorativos. O designer de interiores além do serviço de decoração, ele tem habilidades para identificar, formular e resolver problemas; apresentar raciocínio espacial e conhecimento estético, histórico e artístico; executar desenhos técnicos, interpretar projetos de ambientes internos e externos de residências, comércios e serviços; pesquisar, analisar, desenvolver, mensurar e propor questões tecnológicas em design de interiores; considerar questões relativas aos aspectos sociais; culturais; legais; ambientais e de viabilidade econômica; projetar ambientes internos em edificações; projetar mobiliário e objetos de mobília; planejar, supervisionar e coordenar projetos de serviços de design de interiores; acompanhar e fiscalizar serviços design de interiores; elaborar orçamentos relacionados à design de interiores compreender e aplicar a ética e a responsabilidade profissional.

Designer de Interiores Afinal, por que devo contratar? Será que eu posso pagar? Contratar um designer de interiores representa um benefício, tanto para as suas idéias quanto para o seu bolso. Veja só estes 2 casos: Juliano e Cláudia não se conhecem, mas tem algo em comum: um projeto dos sonhos e um montão de dúvidas. Juliano está abrindo seu comércio e Cláudia está a ponto de iniciar a obra de sua casa dos sonhos. Além de toda a burocracia usual, as dúvidas surgem a respeito dos ambientes. Ele quer um ambiente que inspire em seus clientes beleza, confiança em sua marca e higiene do seu produto e ela, luxo, conforto e praticidade no seu lar. Ambos precisam aproveitar seus espaços da melhor forma possível. Atualmente o mercado de pisos, revestimentos, tintas, iluminação, móveis e decorações oferecem uma infinidade de produtos dos mais variados tipos, preços e gostos. Mas quais escolher? Ao ver uma revista de decoração, é difícil não se encantar por quase tudo, gerando uma grande indecisão. Como unir aquilo que se gosta, aquilo que se precisa e encaixar tudo dentro de um espaço e de um orçamento? Daí entra O PRIMEIRO TRABALHO DO DESIGNER DE INTERIORES: identificar a sua necessidade e seus gostos e ajustá-los dentro de uma proposta. Perceba que o Designer de Interiores, apesar de ter seu feeling e sua "assinatura" característica, sempre partirá das inspirações dadas pelo cliente para fazê-lo, até porque o seu cliente não pode se sentir um estranho dentro de seu próprio ambiente depois de pronto. A SEGUNDA AÇÃO é criar um projeto para o cliente . A partir de um desenho dos ambientes, demonstra-se os pisos, revestimentos, cortinas, móveis, eletrodomésticos, louças de banheiro, torneiras... enfim; o cliente com isso ENXERGA O RESULTADO FINAL de cada ambiente, apresentando orçamentos dos equipamentos, móveis e serviços presentes no projeto Na TERCEIRA TAREFA o Designer de Interiores acompanha o andamento da execução do projeto, com visitas ao local. O acompanhamento do designer de interiores vai mais além: aonde os pontos de iluminação e tomadas serão instalados? É possível destinar um ambiente para mais de uma função? Há espaço para aquilo que se deseja colocar? Deve também se destacar que o Designer de Interiores está sempre em dia com as últimas tendências, tipos de materiais e alternativas de substituição por outros, afim de poupar tempo e dinheiro na obra a ser executada. Daí encontramos algumas das vantagens de se ter em sua obra o trabalho de uma Designer de Interiores.

Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page