Vai decorar, organizar ou reformar um ambiente sozinho? Então confira algumas dicas da Designer de i
- Elisama Zamberlan Costa
- 28 de jul. de 2016
- 2 min de leitura

1 – Antes de qualquer coisa, comece medindo tudo no espaço, desde o ambiente (largura x comprimento), como também altura de peitoril e largura e altura de janelas, portas e/ou aberturas, os móveis existentes e principalmente aqueles que serão mantidos na decoração. Ai com todas essas medidas é que você parte para a loja para escolher os móveis novos, tapetes e decorações.
Ah! Antes de ir para a loja você precisa pensar direitinho o que realmente quer no ambiente, para não sair comprando em excesso, pois precisa de uma circulação boa entre os móveis e que fique harmonioso.

2 – Se tem pouco espaço dê preferência aos móveis multifuncionais, por exemplo, bancos que também são baús, assim você consegue ter armazenamento e lugar para sentar num único móvel.

3 – Na sala de jantar deve-se ter muita atenção ao tamanho da mesa e das cadeiras, elas precisam de um recuo mínimo de 60 cm, se não tem esse espaço, pode optar por bancos encostado na parede ou se tiver muito espaço pode colocar tamanhos maiores.
4 – Forro de gesso: para tê-lo é necessário que tenha mais de 2,70 m de pé-direito (altura da parede que vai do chão ao teto) se for menor que isso, esqueça, pois, um forro ideal para embutir a iluminação precisa de no mínimo 12 cm, pois se for menos que isso será difícil achar luminárias e lâmpadas que dê para embutir.

5 – Cortinas precisam de espaços no forro de gesso. Deixar um vão muito pequeno é um risco, porque varia de acordo com o modelo escolhido. Cortinas com trilho precisam no mínimo de 10 cm de vão, a Romana de 12 cm, já a rolô com um trilho tem que deixar 17cm.
Essas são apenas algumas dicas, com o tempo vou fazendo mais listinhas como essa. Espero que tenha sido útil e ajudado vocês.
E se tem mais dúvidas deixe nos comentários aqui ou nas redes sociais.
Comments